sábado, 11 de novembro de 2017

9 - Notação Musical




(Nota: as lições do Curso de Composição serão trabalhadas na forma ¨popular¨. Para continuar o curso não é necessário saber ler partituras. Mas é bom você saber)

Tenho visto muitos músicos populares se lamentarem por não conhecerem a escrita musical, por não saberem ler notas tal como os músicos eruditos.

Saber ler partituras abre mesmo novos horizontes para o músico. Saber ler e escrever notas musicais abre todo um universo para o compositor.

Para todos esses que gostariam de ler/escrever partituras aqui vai o meu incentivo: não é difícil. É tudo questão de ter um bom professor e praticar.

Como quando fomos alfabetizados (e muitos de nós não se lembram mais das dificuldades da época) é uma questão de aprender os conceitos básicos e depois praticar até que você leia uma partitura como se lê um texto.

Não se esqueça de que a prática leva à perfeição. Por isso será preciso estar em contato com a notação musical sempre (diariamente, se possível).

Para questões de registro de música a partitura é indispensável. É através dela que você registra e garante os direitos sobre a sua música. Você pode usar programas de computador como o Encore, disponível gratuitamente na net, conectando o instrumento ao computador e obtendo a partitura. Mas se não souber ler notas nunca vai saber se o programa acertou, se registrou corretamente a sua música.

Por isso o conselho é: invista um pouco do seu tempo aprendendo a ler notação musical. Vale a pena!

Uma boa idéia é aprender a notação musical através da flauta doce. Você poderá aprender os conceitos básicos da notação trabalhando só com a clave de sol e pouco mais que uma oitava para começar.

Há vários métodos de flauta doce no mercado. Eu mesmo trabalho no desenvolvimento de um novo método que une musicalização e teoria através da flauta doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário