sábado, 11 de novembro de 2017

1 - Como compor?


Vários são os motivos que levam o músico a tentar compor suas próprias músicas. Muitos se vêem enredados no mar da burocracia para conseguir gravar músicas de compositores consagrados (autorização, papelada, custos, etc). Outros simplesmente não conseguem achar aquela música com a sua cara, que desse identidade à Banda/Grupo/Cantor. Outros ainda sentem forte necessidade de se expressar através de músicas próprias.

Nessas horas até o maior dos músicos treme. O sujeito pega seu instrumento, se tranca num canto da casa, e tenta, tenta muito. Muita gente sai de lá sem nada depois de horas de tentativas frustradas. Outros até arriscam algumas frases, só para perceber que ficou muito aquém do que ele imaginava.

Aí vem uma imensa sensação de impotência. Você achava que ia fazer aquela música especial, e no fim ficou claro que jamais vai chegar aos pés daquela banda que você tanto admira.

Mas, será que é assim mesmo? Será tão difícil assim compor?

Essa série de artigos quer levar pelo mundo dos compositores e intérpretes. Não importa o seu gênero. O que nós queremos é iniciar você na estrada que vai te levar ao seu estilo.

Não deixe de se comunicar conosco, enviando dúvidas e sugestões para essa coluna. Iremos respondendo na medida do possível a todos, muitas vezes com artigos coletivos.

Por isso relaxe e vamos juntos pela estrada da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário