sábado, 11 de novembro de 2017

7 - Dicas para compositores


Dando prosseguimento ao Curso de Composição aqui vai uma dica para quem pretende compor músicas: ouvir tudo que puder.

Não se feche só no estilo (ou estilos) de música que você prefere. Procure conhecer outros estilos, outros ritmos, outros sons. Se abra para o arco-íris da música que a humanidade como um todo produz, desde a música Pop, passando pela Música Brasileira, chegando até a Música Oriental.

Faça também uma viagem no tempo, e ouça Canto Gregoriano, Renascentista, Clássica, Romântica. Ouça uma orquestra com sua diversidade de sons e timbres. Não se esqueça que grandes bandas de rock nos anos 70 uniam à formação básica da banda orquestras sinfônicas.

E já que você chegou no que chamamos de música clássica (ou erudita) dê uma passadinha pela Ópera, só pra conhecer. Recomendo ver os filmes AMADEUS e MINHA AMADA IMORTAL, sobre as vidas de Mozart e Beethoven, respectivamente.

Um pouco de Jazz e Blues também farão bem a você, assim como o rock no início, de piano e violão acústico.

Daí parta para um inventário da Música Brasileira, com suas gostosas modinhas do Brasil Império. Se você tiver sorte vai achar verdadeiras pérolas da música do período colonial brasileiro. De lá vá para o Choro e o Samba, sem esquecer de outros ritmos como o Forró, Frevo, música gaúcha, entre outros.

Depois que você der essa volta vá aos estilos que você gosta. Mas ao invés de ouvir logo de cara o que você gosta faça uma viagem aos primórdios desse estilo que lhe agrada tanto.

Quero lembrar que em muitas lojas de CDs achamos muitas vezes em oferta CDs super-interessantes.

Em suma: se habitue a ouvir outros estilos além dos que você já elegeu como favoritos, outros cantores, outros compositores. Você vai se surpreender gostando de um concerto, ou de um baião que você conhece não se lembra de onde mas que lhe agrada.

Ouça as melodias, as harmonizações, os ritmos, os sons dos vários instrumentos e aprenda com essa verdadeira aula de apreciação musical.

Fornecendo matéria prima para sua criatividade você com certeza irá mais longe em seu ofício de compositor do que se estivesse fechado e restrito a poucos estilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário